domingo, 11 de março de 2007

A morte lhe cai bem

primeiro post feito em parceria com alguém! numa conversa com o diego sobre algumas propagandas mórbidas que estão passando na tv, ele sugeriu o título aí em cima. bem, os comerciais sobre os quais eu estou falando são os do exército da salvação e da cultura inglesa, respectivamente. não estou querendo ser politicamente correta e dizendo que é um insulto estarem veiculando esse tipo de coisa na televisão, mas não posso negar que o mau-gosto aqui impera. afinal, usar a desgraça para promover algo torna o caráter daquilo que está sendo divulgado um tantinho duvidoso. para quem não sabe de quais comercais estou falando, vou colocar os dois vídeos disponíveis aqui.

primeiro, o do exército da salvação:



ok, não estou falando que um pouco de bom humor não é válido, mas pelo amor de deus! a mulher morreu! tudo bem que eles tão falando de coisas como armários e cadeiras, mas acho que tudo tem seu limite pra brincar. é meio que nem o maluf falava: 'estupra, mas não mata'. tudo bem, é engraçado, mas fica uma sensação meio estranha quando você começa a rir muito de campanhas publicitárias com rapazes com a cabeça na tigela de cereal e a propaganda é do exército da salvação, que, a priori, parece um grupinho bonzinho e não tão dado a brincadeiras envolvendo cadáveres.


depois, a da cultura inglesa:



esse aí é outro que possui uma sensibilidade ímpar. nada como falar de desastres naturais que mataram várias pessoas com um desenho bonitinho pra depois deixar a coisa menos feia escrevendo no final 'save'. ok, essa propaganda ainda que não é das piores. não vence a do exército da salvação, sem dúvida. mas, mesmo assim, acho que os publicitários responsáveis deveriam ter um pouquinho mais de tato ao pensar no tipo de mensagem que pode ser passada junto com o que exibem. afinal, não é porque não aconteceu no nosso quintal que deixa de ser um pouco insensível. e nós, paulistanos, sabemos bem o que é comédia a serviço da insensibilidade quando lembramos do infame vídeo do 'planeta cidade', da tv cultura, em que gilberto kassab, nosso prefeito-frajola, faz piada com o acidente do metrô em pinheiros, falando que tinham vários motéis ali perto e que o pessoal levando susto com o barulho devia ter saído com as calças na mão e que isso 'devia ter sido uma comédia, apesar da tragicidade (sic) do acontecimento'.


é claro que a falta de noção dos nossos publicitários já não é algo novo e que eu não tenha comentado. afinal, sempre é bom relembrar a descrição que eu havia feito meses atrás sobre uma propaganda do ketchup hellman's que vinha atrás de vários ônibus que percorriam a cidade:

sério, quem não viu ainda a propaganda não sabe o que tá perdendo: uma imagem de um ketchup enorme em que aparentemente uma família está em volta. até aí tudo bem. a coisa fica meio esquisita quando você vê COMO estão os membros dessa família: a mãe está montada no ketchup, curtindo muito; o pai está numa posição que sugere que ele está agarrando o ketchup e dando um beijo apaixonado; o filho parece meio perdido, mas está abraçado ao vidro gigante também e, por fim, la pièce de résistance: a filha está de frente para a tampa aberta do ketchup, a cabeça jogada para trás, pronta para levar aquela coisa vermelha na cara... sério, eu não sei nem por onde começar a comentar o quão bizarro é isso... bizarro e um tanto quanto nojento. tá, BEM nojento!
três palavras vieram à minha cabeça quando eu vi essa propaganda: incesto, pedofilia e gratuidade. uma coisa é você querer fazer uma campanha para os jovens, mas, se a sua proposta é essa, você se atém a ela! eu não sou publicitária e nem quero soar carola, mas você colocar numa campanha que tem a palavra TARADOS uma FAMÍLIA com crianças pequenas é dar atestado de sem noção! em nenhum momento eles consideraram que ESSE PÚBLICO talvez devesse ser deixado de fora, dada a proposta?! porque me parece meio impossível NINGUÉM na agência ter reparado que o outdoor sugeria uma idéia perturbadora de suruba em família com um ketchup gigante no meio...

eu sei que isso soa meio moralista, mas espero que dê pra entender mais ou menos que a minha idéia aqui não é falar que é errado (talvez tirando a propaganda da hellman's... aquilo eu vou achar pra sempre medonho), mas é uma morbidez um tanto quanto inédita e freqüente, pelo menos a meu ver.
até, pessoas!

Nenhum comentário: