quinta-feira, 8 de março de 2007

Guerrilla Girls



eu detesto o dia internacional da mulher. para mim é tão idiota quanto o dia da consciência negra. me parece mais uma piada, na verdade. uma data de sexismo igual àquele que ela pretende combater. é paradoxal: para uma mulher mostrar que ela e um homem são iguais, ela precisa ter uma data especial! é como se fosse um prêmio de consolação para calar a boca de uma criancinha mimada: 'vocês continuam sem maior parte dos direitos reconhecidos, mas a gente dá um dia SÓ PRA VOCÊS! olha que legal!'... tsc tsc tsc...

não me acho uma feminista. pelo menos não como as feministas do começo do movimento. na verdade nem sei em qual categoria eu poderia entrar, uma vez que não acho que consigo me adaptar bem a nenhum estereótipo: não acho que todos os homens são porcos (acho que existem mulheres que conseguem ser igualmente baixas... a questão não é de gênero, mas de mentalidade); sim, adoro moda e sou extremamente vaidosa; não dispenso alguns cavalheirismos, embora não aceite ser tratada que nem uma criança; não curto visual 'tropicália' (sou grande fã de coisas como depilação e roupa de baixo, muito obrigada!);
admito que me irrita um pouco ver filmes em que o líder quase sempre é um homem (e muitas vezes branco e de olhos azuis, vai entender); reconheço que fiquei meio revoltada que em livros (e filmes) como 'o diabo veste prada', por exemplo, uma chefe que era exigente demais e até era meio cruel com os empregados era vista como uma bruxa que deveria ser linchada, mas muitas pessoas acreditam que se o chefe é um homem com o mesmo comportamento não é nada demais (o que me leva, inclusive, a ficar meio irritada com pessoas que dizem que mulheres não servem para um meio de trabalho competitivo porque são muito emocionais... o problema não é ter uma pessoa emotiva, mas um cara que é um grosso e estúpido); também fico brava de ver como várias empresas se valem de desculpas esfarrapadas para desvalorizar mulheres no mercado de trabalho, como o fato de que elas podem engravidar e precisar tirar licença-maternidade...


nesse pique, vou colocar aqui algo que vai servir bem para ilustrar este dia: as GUERRILLA GIRLS




Nenhum comentário: