quinta-feira, 27 de março de 2008

Mais do mesmo



nos posts anteriores eu citei algumas coisas que todo mundo ama meter o pau:

- CSS
- MariMoon
- Indies/emos/qualquer outra tribo de adolescentes deslumbrados

tudo isso, junto com gente falando que não agüenta mais o bono, angelina jolie, scarlett johansson ou o tom cruise meio que mostra quais são as 'piadas de argentino' da nossa geração: todo mundo sabe que falar disso é repetitivo e lugar comum, mas ninguém se cansa de esculhambar só mais um pouco.

nesse grupo também está a infame emetevê. se você conversar com qualquer um na faixa dos 20 e poucos anos, vão falar que a mtv é um lixo (a própria mtv americana já está indo de mal a pior há anos... acho que no último vma tentaram recuperar a honra e dignidade perdidas). não vou negar isso, a mtv tá bem ruim das pernas: ela se restringiu a reality shows de tunning e namoro na tv e a música tá passando bem longe. mas, ao mesmo tempo, todo mundo que mete a boca na mtv falando qualquer coisa só fala por ter conhecimento de causa, por assistir ao canal. quem teve a adolescência nos anos 90 foi geração mtv e de fato era muito mais legal naquela época do que hoje em dia (eu adorava ver o radiola, apresentado pela chris nicklas). mas fato é: sempre, em algum momento da sua semana, você acaba vendo um top top, ou assistindo um mtv+ e, se bobear, vê nem que sejam 10 minutos do scrap só pra ter do que reclamar no dia seguinte com os amigos na faculdade.

para o bem ou para o mal, a mtv virou aquele 'pecado indizível', o canal que você 'acidentalmente' assiste, mesmo sabendo o quanto é ruim. de certa forma isso é péssimo pra aura de 'cool' que eles buscam ter, uma vez que nem ver novela pega tão mal quanto falar que se assiste à mtv. se bobear, nem ver superpop queima tanto o filme. e nessa situação quem acaba se dando melhor é a vh1.

para quem tem esse canal na tv a cabo, a vh1 começou muito tímida aqui no brasil. detalhe que esse canal é mais antigo do que a própria mtv, então, considerando isso, desenharam o canal pra cá como uma fonte de videoclipes pra geração 80/90. assim, só lá você pode ver pérolas como o clipe da 'same as it ever was' do talking heads, mas também passam clipes mais recentes, como o do the killers com o lou reed, os do próprio css (que está junto com o bonde do rolê num pedestal elevado pela mtv) até o do seal eles passam! lá também tem uns programas meio nada a ver como os de celebridades, mas passam também filmes fantásticos no 'movies that rock' e eu gosto bastante dos '60 melhores clipes', em que eles pegam 60 clipes para se encaixarem numa categoria (penteados ridículos, para pular carnaval, para comer chocolate, etc). mas o mais interessante é que a vh1 é a prova de que todo o trabalho ao qual se dão na mtv leva a praticamente NADA: eles não têm vjs, quase não têm propagandas de patrocinadores e passam clipes quase que o dia inteiro e conseguem ser infinitamente MELHORES do que a mtv. a conclusão é simples: para quem gosta de verdade de música, tanto faz ter um boneco de posto falando o nome dos clipes ou a luísa. o que importa é A MÚSICA. só. por isso que o único programa que eu realmente gosto da mtv é o lab. é o que restou do que foi um dia bom de um canal que hoje em dia preza mais ter vjs histriônicos que pagam de über-cools e descolados, concursos para escolher a vocalista de uma banda que é um lixo, nem as vinhetas prestam mais (sou saudosa dos tempos que tinha aquelas vinhetas assustadoras do hoogerbrugge) e ainda por cima eles tem AINDA a marina person que, convenhamos, está meio velha para figurar com o leo madeira em qualquer coisa.

Nenhum comentário: