sexta-feira, 6 de julho de 2007

Garotas Ford


é interessante ver como, de uns anos para cá, a estética feminina ficou mais específica e também mais cruel. cada vez mais você vê mulheres que parecem ter saído de uma fábrica da mattel e isso me faz pensar: para que(m) essas pessoas fazem isso? de verdade?
há uns 50 anos atrás o padrão de beleza era uma marilyn monroe, mulher de manequim 42. se você observar qualquer imagem de pinup, você nota como, em 1950, o padrão estético era muito mais com os pés na realidade. era fácil querer ser uma daquelas mulheres simplesmente porque era fácil SER uma daquelas mulheres. hoje o que eu mais vejo são projetos de mulheres, ideais absurdos de garotas esquálidas, sem graça, sem viço, sem nada. e, logo atrás, uma multidão de outras mulheres que saem desesperadas para ficarem parecidas com as primeiras.
nessas horas eu nem tenho como contra argumentar com aquelas que têm um pinguinho de feminismo nas veias e reclamam que 'não vale a pena ficar fazendo um esforço absurdo para parecer uma boneca barbie e suprir o fetiche superficial de um homem que não fez nem metade do que você fez para ficar bonita'. não acho que uma mulher se arrume SÓ por um homem (talvez uma mulher MUITO desesperada... e, mesmo assim, a maioria dos homens sequer repara em algumas coisas que nós fazemos!), mas é fato que não nos embonecamos só para nós mesmas... pode não ser uma questão de 100% de opinião alheia, mas pelo menos uns 5% de nós sentem um prazer por se sentir notada. o que também não é crime nenhum, afinal, não tem absolutamente nada de errado em gostar de se sentir apreciada por outros. é uma massagem de ego. todos gostamos da confirmação alheia de que estamos/somos bonitos.
o que é errado é se guiar APENAS por isso. até porque nunca se deve confiar plenamente no que os outros acham que é belo. eu estava vendo esses dias um daqueles programas da MTV americana que mostrava um colégio normal de lá e é absurdo como naquele microcosmos as aparências contam. e num nível que leva garotas de 15 anos a irem absurdamente maquiadas para assistir a aula de manhã! e, se nós pararmos para considerar, aqui as coisas não são muito diferentes. eu defendo um pouco de vaidade, mas fico meio abismada quando vejo garotas com um corpo completamente normal (e, justamente por isso, bonito) apelarem para dietas e máquinas que 'não são magia, são tecnologia' só para chegarem num objetivo completamente abstrato de forma ideal. elas acabam mais feias, normalmente. os casos mais claros são a lindsay lohan e a amy winehouse. assim como aquelas que fazem cirurgia plástica (quando não têm nada de feio no rosto ou corpo) e perdem características que normalmente eram o que as tornavam bonitas de verdade.
eu admito que sou uma que não se aceita completamente como é, mas o processo é lento. eu tenho a consciência de como sou e que, olhando pelo geral, não tá nada mal. mas, sabem como é: nunca se está satisfeito com o que se tem. por isso eu estou buscando, pouco a pouco essa aceitação. porque isso acaba sendo o que revela realmente a pessoa bela: o auto-reconhecimento da beleza. é um processo complicado, porque não vem só da questão física, vem até de uma aceitação de personalidade (quantas vezes já não nos achamos bons ou cools o suficiente para os outros? pensamento meio nada a ver, mas acontece), mas, quando acontece, a mudança é absurdamente clara. porque você não está nem aí se os outros te acham bonito ou feio, você está feliz do jeito que está. e é a criação dessa auto confiança que acaba, involuntariamente, trazendo a admiração de fora.
eu sei que eu estou soando meio que nem propaganda da dove, mas é meio triste ver como a beleza foi se tornando algo cada vez mais desprovido de identidade e unificador. eu sei que desde milhares de anos atrás existiam padrões estéticos que já tornavam algumas mulheres parecidas, mas nada que parecesse tão fordista como hoje em dia. você se diverte arrumando o cabelo e fazendo limpeza de pele? ótimo pra você! no entanto só faz isso porque alguém vai notar? sai dessa vida! cuide de si, mas não viva em função disso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Estética feminina é sempre uma coisa que me intriga. Já lí artigos (bem-feministas por sinal) defendendo o ponto de que todo o vestuário feminino é feito de maneira a impedir que ela possa ser livre, desde o espartilho, passando pelo salto e até o cabelo, como se tudo fosse um conjunto para não fugir caso um homem a ataque. pra ficar sempre indefesa... Não sei se a aparência doentia desejada pela nossa socidedade se enquadra nisso tb. Como se fosse pra lembrar que a mulher é subjugada. O como vc disse no post anterior, gosta de apanhar-> e daí a crueldade.

Hehehe, não sei se fez muito sentido, mas atualmente é o que mais parece verdade quando penso a respeito desse assunto.

bjo... bye

Karina Nishioka disse...

Padrões estéticos...

Esse é um daqueles assuntos em que quando se trata superficialmente, parece babaca. Mas acho vaidade uma coisa muito séria.
Infelizmente a estética é algo que influencia o comportamento. Uma pessoa que se sente feia (e liga bastante pra isso), acaba sendo omissa ou tímida.
O foda é levar isso à risca demais e construir um mundo de super-heróis.
Acho que as pessoas basicamente deveriam valorizar o que elas tem de bom e manter um corpo que as faça se sentir no mínimo confortáveis