sábado, 12 de maio de 2007

Pausa pro café

dentro de mim vive uma gordinha lutando para se libertar.
ela bate contra as paredes desta apertada solitária de 50kg, desesperada para se revelar. por que digo isso? bem, somente nas últimas duas horas eu comi: um sanduíche de presunto e queijo, 6 bolachas com amendoim, 3 fatias de pizza (duas portuguesas, uma calabresa), um copo grande de coca-cola, um caqui, uma barra de chocolate e, agora, to vendo receitas de tortas e cheesecakes e salivando. sim, eu tenho uma gordinha interior.
ou uma lombriga. eu prefiro achar que é uma gordinha. é menos nojento e pelo menos eu não vou me juntar à suzana vieira nas propagandas de licor de cacau xavier.

mas então, vou colocar uma receita aqui que realmente chamou a minha atenção, pois chama outra pessoa dentro de mim, a 'consumidora alcóolica social' (a receita é do terra culinária):


Cheesecake de baileys





Ingredientes:

base de bolacha de chocolate
100 g de manteiga derretida e fria
200 g de bolacha de chocolate recheada (aquela bem preta)
recheio
200 g de açúcar
1 kg de cream cheese
350 g de ovos
5 g de essência de baunilha
100 g de baileys (Irish Cream)
100 g de bolacha de chocolate recheada (aquela bem preta)
creme chantilly e bolacha de chocolate recheada para decorar

Modo de Preparo:
Base: derreta um pouco de manteiga e pincele o interior de uma fôrma redonda. Coloque um círculo de papel-manteiga no fundo da fôrma e reserve. Numa tigela, misture a manteiga com a bolacha recheada moída até ficar homogêneo e espalhe no fundo da fôrma. Coloque uma fôrma de diâmetro menor dentro da fôrma e pressione para compactar a crosta. Reserve. Ligue o forno à 175°C. Recheio: coloque o açúcar e o cream cheese na batedeira e bata em velocidade baixa por 2 minutos. Desligue a batedeira, raspe as laterais e o batedor com uma espátula e bata novamente, em velocidade média, por mais 5 minutos. Acrescente, então, os ovos e a baunilha aos poucos, aguardando a total incorporação dos ingredientes a cada adição. Quase no final, junte o licor e bata por mais 30 segundos. Coloque a mistura na fôrma por cima das bolachas moídas. Leve ao forno, em banho-maria, por cerca de 45 minutos, ou até que o recheio esteja firme, porém balançando ligeiramente. Retire do forno, deixe esfriar por 2 horas e leve à geladeira por 24 horas. Na hora de decorar, incorpore licor ao creme chantilly e decore o cheesecake. Separe as duas partes de algumas bolachas e raspe o recheio. Divida-as ao meio, cuidadosamente para não racharem e use para decorar o cheesecake.

Fonte: Revista Menu
Categoria: Sobremesas: Tortas
Cozinha: Brasileira
Temperatura: Frio
Dificuldade: Média
Tempo de preparo: 1 torta de 24 cm de diâmetro

Nenhum comentário: